quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Notícias dos últimos meses

Olá, comunidade guerreira!

Quem vê o blog da biblioteca assim, sem atualizações, pode pensar (erradamente) que não
tem acontecido nada por aqui... Mas é justamente o contrário! Devido à correria do dia a dia, fomos deixando a atualização do blog para trás. Então está mais do que na hora de contar as novidades e falar da nossa programação!

A Biblioteca Castro Alves mantém uma programação mensal de Hora do Conto para todas as  turmas da escola, incluindo, também, as turmas de C20 e C30 - que não têm horário fixo para troca de livros, embora sejam muito bem-vindas por aqui nos intervalos e em períodos nos quais não temos atendimento às outras turmas. Essas contações são planejadas adequando temáticas ao público e à época do ano, aproveitando algumas efemérides para discutir assuntos atuais ou apresentar aos alunos obras literárias muito interessantes do nosso acervo.

Assim, vamos às contações de histórias!

Primeiro Ciclo - turmas de A10 a A30

junho - Quem quer brincar comigo e Pêssego, pera, ameixa no pomar
julho - Um mundinho para todos
agosto - A verdadeira história dos três porquinhos, A mula sem cabeça, Monstro monstruoso da caverna cavernosa; Bruxa, bruxa venha à minha festa; Contos inclusivos, Chico Rei.

Segundo Ciclo - turmas de B10 a B20

junho - Coco Verde e Melancia e As três perguntas
julho - A mula sem cabeça
agosto - Lobisomem

Terceiro Ciclo - turmas de B30 e C10

junho - Castro Alves, Carlos Drummond de Andrade, Thiago de Mello, Vinícius de Moraes
julho - Ana e Pedro, Dom Casmurro (em quadrinhos), A megera domada e Otelo
agosto - Dicas de livros dos alunos: interturmas


A contação das turmas de B30 e C10 de agosto aconteceu de forma um pouco diferente. Alunos foram convidados a indicar e ler trechos de seus livros favoritos para colegas de outras turmas, seguindo a sequência: alunos de B31 para a B32, de C13 para a C14 e assim por diante. A dinâmica, em geral, foi bem sucedida, aumentando a procura pelos livros indicados.




turmas de C20 e C30
julho - Distopias: Admirável mundo novo, A revolução dos bichos; Eu, robô e 1984.
agosto - O tempo e o vento: O Continente I e II, O Retrato I e II, O Arquipélago I, II e III, Ana Terra e Um certo Capitão Rodrigo.



E nossos contadores, do grupo "Afonsinho conta..."?

       Cristiane de Castro (B31), Yoná de Freitas (C11)  Juliana do Nascimento (B31), e Naiara Vitoria Pedroso, com nossa Professora Henara, foram convidadas a participarem da festa da Família na EMEI Paulo Freire, no bairro Restinga, em Porto Alegre, que ocorreu no dia 27 de agosto. Elas fizeram uma contação de histórias baseada em Terezinha e Gabriela, de Ruth Rocha, para os pequenos, que gostaram muito.

Além disso...

 As salas de aula das turmas de B30 a C30 estão recebendo dicionários para uso diário. Os dicionários estão etiquetados, informando a sala em que devem permanecer e as turmas que ficarão responsáveis por eles, cabendo aos representantes conscientizar seus colegas para o bom uso. É importante que os professores colaborem, cobrando cuidado dos alunos e também que utilizem e incentivem, orientando, a utilização pelos alunos. 
Esperamos voltar em breve com mais novidades da nossa Biblioteca! 
Até mais!













Nenhum comentário:

Postar um comentário